fbpx
Structural Engenharia – Construtora

Vai comprar um IMÓVEL residencial?!
Obra x Projeto x Economia

          Um bom Projeto Executivo é sem dúvida nenhuma, a mais importante etapa para se alcançar a satisfação do cliente e a eficiência na construção. É através dos projetos, que os Engenheiros e Arquitetos irão traduzir suas experiências profissionais, transformando seus traços, em uma ferramenta importantíssima para a redução nos tempos de execução de obra e nos desperdícios comuns da atividade construtiva. O impacto destas medidas no custo final da edificação será diretamente proporcional à qualidade dos profissionais contratados e aos prazos destinados à elaboração dos projetos, conforme veremos.

           Um dos erros mais comuns que são cometidos, é iniciar uma obra sem que todos os projetos estejam concluídos, visto as interferências que os serviços têm entre si. Como exemplo, podemos citar as instalações elétricas e hidráulicas que interceptam as vigas e lajes, sendo então necessária uma compatibilização prévia entre estes projetos, a fim de se evitar o “quebra-quebra’” de obra.

          O tempo dispensado para esta etapa também irá influenciar no resultado final da construção, seja em satisfação ou em economia, pois as boas soluções são resultados da lapidação de idéias primárias. Os profissionais de Engenharia e Arquitetura precisam de tempo para buscar a concepção ideal de cada projeto, a fim de atenderem às demandas de seus clientes. Desta forma lembre-se, o pedreiro nunca deve ser o primeiro profissional contratado!!

          Tenha sempre em mente, que economia na etapa de projeto irá gerar, invariavelmente, desperdícios na fase de construção. Um bom conjunto de projetos executivos deverão custar em torno de 3% do valor final da obra, ou seja, ainda irão sobrar 97% do custo da mesma, para sofrerem as consequências de uma solução equivocada ou improvisada no canteiro de obras.

          Valorize sempre a etapa de PROJETO, procure um profissional conceituado.

José Augusto Carneiro

Engº Civil – CREA-MG: 62.756/D